sexta-feira, 1 de maio de 2015

Vai pastor

Levanta-se de madrugada
e enfia logo a carapuça,
não lava a cara, a água está gelada,
calça-se, benze-se, arrecada a bucha
e abre a jornada

Vai pastor, vai pastor, está na hora
de levares o teu rebanho a pastar,
já clareia a aurora
que tomou o lugar do luar

Vai pastor, vai pastor,
mas não calques o orvalho
nem a tua dor,
vai e segue o som do chocalho,
o rebanho conhece de cor
o atalho

Mas tu, ó madrugada,
porque não gostas do pastor?
porque lhe cobres os pés de dor
e de branca geada?
"Vai mal calçado o pastor"
reponde-me a madrugada

Vai pastor, vai pastor,
vai apascentar o teu rebanho,
vai e não me acordes, ó pastor,
deixa-me ficar no meu torpor,
não quebres o meu sono de anho
que me oferece a madrugada,
vai pastor, vai pastor,
vai e não percas o teu rebanho
nem a tua jornada
--------------------------------
Viva o Primeiro de Maio
Viva o Dia do Trabalhador