sexta-feira, 29 de abril de 2016

Uma tarde no hospital

Passei a tarde no corredor das urgências
do hospital de Torres Vedras
ao meu lado um jovem finlandês
a queixar-se com dores em inglês
tinha ferido o corpo e as pernas
a fazer surf e nunca mais chegava a minha vez
o médico viu-o e também falou em inglês
foi muito bem tratado
e nunca mais chegava a minha vez

Do outro lado estava um idoso
que pedia ajuda a gritar pelas enfermeiras
apareceu perto dele uma pessoa
que seria seu filho, chama-se Diogo
e disse: então o pai caiu outra vez
você está sempre a cair das cadeiras
você sabe muito, lembre-se do mal que me fez
e foi-se embora, nem disse adeus
O senhor idoso começou a gritar
com aparente falta de ar: vem cá, Diogo
vem cá, meu filho quero falar contigo
chamem o meu filho, vem cá, Diogo
gritava o senhor idoso
vem cá, Diogo
quero falar contigo agora
mas o Diogo não veio

Entretanto levaram-me para a tac
mudaram-me da cadeira para a maca
que entra no aparelho
e alguém me disse:
agora vai levar uma radiação
e fica com uma cabeça nova, sem ressaca

Lá fui eu aos trambolhões
para dentro do aparelho
não senti os apalpões
do aparelho-escaravelho
que viu o meu interior
como vê um espelho
o nosso exterior