quinta-feira, 12 de maio de 2016

Inveja

Pela primeira vez na minha vida
senti inveja de alguém
que passou por mim a andar
de forma elegante e altiva
Ao pé dele, sou ninguém
estou sentado numa cadeira de rodas a cismar
e a desenhar uma ideia pouco criativa
que não vale um vintém

Inveja, o mal do homem
pecado mortal
Que ninguém passe fome
é o que desejo a quem vive
neste vale
Que ninguém se prive
da água, do alimento e do sal
e de outros temperos
que não façam mal

Na fila de espera para a fisioterapia
ao meu lado estava uma
velhinha que me pedia
ajuda, ajuda, ajuda
Eu disse-lhe "não posso
ajudá-la", aconselhei-a
a pedir a Deus que a acuda
e dei-lhe a minha mão,
depois mirei-a
no rosto:
não era feia, senti que
ficou no momento mais aliviada
Disse-me que viveu com muito gosto
que teve uma vida airada
e que agora não tinha nada

A velhinha deixou-me a chorar
e eu nem sequer tinha um lenço
para me assoar