sábado, 15 de março de 2014

Quem é o Vitório Rei?

Ontem alguém me abordou
e perguntou
se eu conhecia o Vitório Rei,
eu respondi logo, não sei
quem é esse Vitório Rei

Mas sei,
o Vitório Rei
é meu amigo, quase íntimo,
e esta manhã vim visitá-lo
ao seu local de trabalho

Ele ficou tão feliz ao ver-me
que foi logo à pastelaria
comprar bolas de Berlim com creme
e "chaussons aux pommes",
porque estava com fome
e eu também

Enquanto ele vai aos bolos,
eu vou-vos dizer quem ele é
(ele não encerrou o computador):
é um poeta não fingidor,
ao contrário do outro,
diz sempre a verdade,
mesmo quando pretende mentir,
só está bem aonde não está,
como o outro, sempre a fugir,
por vezes desaparece-me,
vejo-o na rua e não me reconhece,
vai a pensar nas teias que o tempo tece,
é bonzinho,
mas tem os seus demónios,
por vezes convive com eles
e, então, passa-se dos neurónios,
só pensa no fim do mundo,
quer saber donde vimos, para aonde vamos,
mergulha no profundo
da alma e ninguém o atura,
tem medo da morte e é hipocondríaco,
enfim, não tem cura
(ele já chegou com os bolos,
ai se ele sabe que eu escrevi isto)