quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O meu país foi hoje aos mercados,
e eu também fui

Hoje fui aos mercados com o meu país,
fomos a Dubai, a Paris,
a Tóquio, a Francoforte,
a Londres e a Nova Iorque,
e nada

Já ninguém empresta dinheiro
ao meu país,
ainda dissemos que temos
muito sol, fado e outras cantigas,
sapatos, sapatilhas,
e outras maravilhas
e bacalhau com migas,
florestas sãs e viçosas,
já sem as árvores das patacas
e sem as oliveiras e limeiras carunchosas
e os silvados e loureiros piolhosos

Mas nada,
já ninguém empresta dinheiro ao meu país

Ainda convidei o meu país
a ir à Feira da Ladra
comprar felicidade,
orégãos, alfaces e aniz
ao Bolhão,
sardinhas, caracóis e hortelã
a Portimão,
cochas de frango e pernas de rã
a Monção

Mas nada,
ao meu país já ninguém empresta dinheiro
(e a mim acabou-se o tinteiro)