terça-feira, 13 de janeiro de 2015

- Momentos de uma viagem -
Thalys

Estou na Gare du Nord, Paris
e quero apanhar o Thalys
para a Gare du Midi,
Bruxelles

Estou na Gare du Nord, Paris,
e quero ir para norte,
para o norte que nunca me quis,
e quero apanhar o Thalys

O Thalys
é um comboio de alta velocidade
que nos leva até Amsterdam,
via Bruxelles Midi,
mas é muito caro
e não me quer levar,
a mim e ao meu trolley encarnado
de marca branca
e ao meu saco cinzento escuro
de surro

E o Thalys não me quer levar
para o norte,
só aceita passageiros com ar
de aristocratas ou de turistas com porte
elegante e com aspecto de viajar
sempre em classe conforto

Mas, por que razão não me queres,
ó Thalys,
eu sei que não tenho ar de ter une Mercedès
nem um saco Hermès,
nem uma mala Louis Vuitton,
mas olha bem para mim, ó Thalys,
lavo-me todos os dias com champô
ultra-suave Garnier
e com sabonete de finas ervas RogeR&Gallet,
depois vaporizo-me com Ferragamo
e embrulho os meus pés
com cremes de lavanda e aloé

Meu caro Thalys,
não me aceitas com o meu passe
de viajante de segunda classe,
está bem,
mas prometo-te, ó vaidoso Thalys,
que hei-de ir para o norte
nos mesmos carris
e à mesma velocidade que tu vais

Le Thalys va partir,
attention à la fermeture automatique des portes,
attention au départ

Vai, vai, Thalys
e que sejas muito feliz