sexta-feira, 6 de junho de 2014

Chuva em Junho

Chuva em Junho
e eu de mão em punho,
quero sol, quero sol,
e tu, ó Juno,
não me ligas nenhuma,
olha que me vou para o Neptuno

Chuva em Junho
e eu quero sol,
mas os deuses não sabem
o que eu quero?
não sabem que a falta de sol
em Junho
me traz desespero?
mas para que servem os deuses
se não sabem o que eu quero?

Vou já a Delfos
para dizer ao Febo
o que não quero,
não quero chuva em Junho,
e depois vou ralhar com Hélio
porque se deixou vencer
por Tlaloc que mandou a chuva
em Junho
sem conferenciar com Zeus,
o regente dos deuses;
que Tlaloc faça chover no México,
isso é lá com ele,
mas que deixe o Febo
reinar na Europa em Junho
e em todo o Verão

Mas deuses não me faltam,
depende da mitologia e dos intentos,
e é tão extenso o rol
que só para deuses do sol
existem mais de quinhentos

Mas nenhum me vale,
está mesmo a chover em Junho,
e eu de avental
e de mão em punho,
quero sol, quero sol,
e, já agora, chuva no nabal